sábado, 17 de julho de 2010

Histórias Berinjela

A moça saiu mais cedo do estágio naquele dia e iria pra faculdade. Ela costumava pegar um ônibus que vai por uma via expressa e chega mais rápido, mas como havia saído mais cedo, pensou em pegar o ônibus que demorava mais pra ir domindo no caminho, e chegar "revigorada" na aula.

Subiu no tal do ônibus que demoraria mais e pagou com uma nota de R$20,00 o motorista de uma uma forma delicadamente estressada, reclamou da nota, mas a moça que estava bem humorada por pensar na soneca que tiraria durante a viagem, catou dinheiro trocado e deu ao moço bravo.

E assim, super educado ele prosseguiu, as pessoas paravam o ônibus e perguntavam sobre o destino para confirmar, a resposta dele era sempre:

- Esse olho não enxerga ou não sabe ler?

O que pra mim são duas hipóteses perfeitamente razoáveis e não condenáveis, as pessoas podem sim, não saber ler, nem enxergar bem.

Chegando quase ao destino final entrou um moço no ônibus e na hora de pagar perguntou ao motorista se poderia ficar devendo 20 centavos, pois para pagar a passagem que era R$ 2,20 ele só tinha uma nota de 2 e outra nota de 50. O motorista com toda a gentileza do mundo perguntou:

-Tá maluco? Ficar devendo 20 centavos? Claro que não pode!

O moço entregou a nota de 50 ao simpático motorista e pasou a roleta para aguardar seu troco. Mas o motorista continuou querendo distribuir gentileza, começando um diálogo muito emocionante com o moço:

- Você é um doido, senta seu rabo ali e espera o troco.

-Fale direito comigo que não sou cachorro, eu vou esperar o troco em pé, aqui na roleta!

– Senta ali... Eu to mandando você sentar e esperar o troco!

...o homem nada de sentar.

Em um determinado retorno o motorista parou o ônibus e foi trocar a nota de 50 em um restaurante, quando voltou o moço foi logo cobrando o dinheiro:

-Me dá meu troco.

-Já mandei você sentar seu maluco, eu vou dar o troco quando eu quiser, você é um doido por ter me pago com uma nota de 50 eu não sou obrigado a trocar!

-Mas eu falei que só tinha 2 ou 50 reais, me dá um troco...

E o motorista disse que era para ele sentar e continuou dirigindo o ônibus.

Brasileiro é muito solidário, né?

As pessoas começaram a se irritar, o burburinho se instalou dentro daquela chambreca, e uma moça deu 20 centavos ao moço para entregar ao motorista e acabar com aquela linda novela mexicana. O moço aceitou os 20 centavos e queria pagar o dinheiro certinho ao motorista,, que por sua vez, queria continuar mal humorado durante aquele dia:

-Agora que eu troquei eu vou te dar o troco. Senta seu rabo e espera seu maluco!

O moço se enfezou pulou a roleta em cena digna de malabarista, pegou o dinheiro da mão do motorista, pagou a passagem e finalmente sentou no banco.

O motorista pegou um retorno e fui para uma delegacia que tinha passado a poucos minutos.

Era o que faltava pro ônibus inteiro se revoltar, o motorista largou a chambreca com as portas abertas e desceu como um touro em direção a delegacia. Uma das passageiras gritou que ia pegar o dinheiro da passagem de volta e pegaria outro ônibus, se levantou e outros foram atrás dela até onde o dinheiro fica guardado, cataram tudo e foram embora.

Infelizmente o lugar em que o ônibus parou só tinha outros ônibus no sentido contrário ao que a nossa jovem que QUERIA dormir e outros passageiros com pressa iriam. Então uma outra parte dos passageiros entraram da delegacia onde estava o touro para dizer que ele estava errado, e soltando fumaça além da conta por entre as ventas. O delegado contou 7 testemunhas contra o motorista e o aconselhou a não registrar queixa, com risco de até perder o emprego.

Ele voltou quietinho para o ônibus, onde não havia mais dinheiro, só muitos passageiros revoltados e desbocados.

E é claro que a mocinha da história não só não dormiu como ainda chegou atrasada na faculdade...

Moral da história: Nunca seja um motorista mal educado e se for estudante durma em casa.


Esta história foi contada pela @arkiteta  e faz parte das Histórias Berinjela, 
se aconteceu algo bem Milanesa com você no ônibus, na escola na festinha ou onde quer
que você frequente e visite,
compartilhe com outras frutas escrevendo
para:
berinjelamilanesa@gmail.com


Sua identidade será mantida em sigilo e todos os nomes devidamente trocados,
ou não. Como você preferir.

Um comentário:

  1. O que mais existe é motorista e cobrador de ônibus resmunguentos e mal humorados. E ambos estavam errados só pelo jeito ignorante de falar com os passageiros que pagaram pra ter um serviço de qualidade, e isso envolve o mínimo de todas as pessoas que é EDUCAÇÃO.

    Aliás, é comum o analfabetismo no Brasil, comum haver pessoas que não sabem ler, e com problemas de visão. Até desatentos, mas estes com atenção poderão enxergar perfeitamente o numero e destino do automovel, assim como letras disfarçadas ou descascadas em textos ou pontos de ônibus, não é mesmo?hehe...

    Enfim, impressionante a história que aconteceu com sua amiga, mas se a aula do dia era meio chata. Até que valeu um pouco apena, né não? x)

    ResponderExcluir